Por ser um mercado antigo e com muitas divergências para os empresários, investir no e-mail marketing ainda pode ser um desafio. Trabalhar com números precisos é quase impossível julgando a complexidade dessa ferramenta que é possivelmente a maior dos negócios digitais. Mas é partindo desse pressuposto que existem tantas notícias a respeito das ações feitas a parti dele.
No Brasil, Pais que o marketing digital cresce com uma velocidade incrível, as divergências talvez aconteçam com mais leveza. Além disso empresas como a Rock Content, acabam por fazer diversas pesquisas nesse meio.
Sendo assim, se tratando de pesquisas, podemos citar algumas, não apenas nacionais como internacionais, visto que, muitas são feitas no âmbito mundo.
O desenvolvimento do e-mail marketing no Brasil se deu da mesma forma que em muitos países mundo a fora. Atualmente, os dados apresentados destacam que um valor próximo a 50% está ligado a aceitação das empresas a esse mecanismo. Isso mesmo, talvez metade das empresas brasileiras já estejam adequadas a esse mercado.
Quanto a automação desse mecanismo, que acontece por meios de plataformas desenvolvidas com esse intuito, é coerente dizer que mais de 80% das empresas de tecnologia que aceitaram o e-mail marketing se interessaram por tornar seus processos mais dinâmicos sendo que 43,5% optam pelo MailChimps para tal ação.
Dentro de um quesito mais geral os números podem ser um pouco menores. Cerca de 44% das empresas envolvidas no e-mail marketing optam pela automatização e 22% das ligadas a marketing tradicional aceita essa novidade do mercado.
Grande parte dos serviços prestados pelas agências brasileiras de marketing digital consistem em campanhas de e-mails (cerca de 76,5%), o que é considerado também em outros países onde essas taxas, apesar de variarem de acordo com a região, são bem altas.
Entres as ferramentas de automação do e-mail marketing a mais usada pelos brasileiros é a MailChimps Com uma taxa próxima a 60%, número que muda bastante em outros países, como é o caso dos Estados Unidos.