As startups tiveram um crescimento muito grande nos últimos tempos. De acordo com a Associação Brasileira de Startups (Abstartups), entre 2015 e 2019, o número de startups aumentou de 4.151 para 12.727, um crescimento de 207%. Um dos grandes motivos deste crescimento é o empreendedor brasileiro, que está investindo e desenvolvendo as startups.
São muitas as razões que os empresários têm para investir nas startups, como o desejo de empreender, recursos para investir, empreendedorismo, entre outros. A principal delas, porém, é verem como algumas dessas empresas tiveram muito êxito e sucesso, estimulando-os, dessa forma, a perseguirem seus objetivos também.
Victor Harada, CEO do Mangos, programa de fidelidade da indústria voltado diretamente para o consumidor final por meio de cashback, explica que o surgimento de startups de sucesso ajudou e encorajou várias pessoas a empreenderem e expandirem suas próprias ideias. O empresário também se refere aos cursos universitários que conduzem seus programas com conteúdo empreendedor, o que incentiva a formação e o sonho dos jovens a abrirem seus próprios negócios.
Além disso, de acordo com o CEO, existe um grande movimento de profissionais experientes nesse setor do mercado que estão deixando suas empresas para fundarem suas próprias startups. O CEO finaliza dizendo que Junto com todo este fluxo dos empreendedores, outra coisa que impulsiona o crescimento é a entrada de grandes fundos internacionais com grande volume financeiro e de novos fundos menores investindo nas startups recentes.
O Mangos é um exemplo de uma startup bem-sucedida e que conta com aporte de investidores que auxilia na expansão de negócios da empresa. O fato é que as startups só vêm crescendo no cenário nacional e, com isso, atraindo muitos profissionais para esse novo mundo dos negócios.
Como podemos ver, as startups são o novo nicho para os empresários que veem nesses negócios suas grandes chances de obterem muito sucesso.