Em agosto, o desmatamento e a degradação na Amazônia aumentaram pelo terceiro mês consecutivo, segundo as notícias divulgadas pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) no final de setembro, dia 27.
Segundo o que informou a entidade, a Amazônia somou 2.870 km² de florestas degradadas no último mês de agosto, uma área cerca de 1000% maior do que a detectada no mesmo período de 2023 (258 km²). “Diferente do desmatamento, que é a remoção total da vegetação, a degradação se caracteriza pela perda parcial da cobertura vegetal, que ocorre pelo fogo ou pela extração de madeira”, explicou o portal do Imazon.
O desmatamento, por sua vez, somou um total de 662 km² degradados em agosto, o que se trata de uma alta de 17% ante a área desmatada em agosto do ano passado (568 km²). “Porém, quando se observa a série histórica para o período mensal, esse é foi o segundo menor território desmatado desde 2018”, salientou o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia.
Os dados em questão são do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), do Imazon, que monitora a Amazônia por imagens de satélite desde 2008.
Ainda segundo o que destacou o Instituto de pesquisa, “os estados da Amazônia com as maiores concentrações de área degradadas em agosto foram o Pará, responsável por 45% do total afetado, e Mato Grosso, que registrou 38%”. Em termos de desmatamento, “os estados com maior devastação foram Pará (43%), Amazonas (21%) e Acre (19%)”, elencou a entidade.
Conforme o que alertou a pesquisadora do Imazon, Raissa Ferreira, os dados da entidade “ressaltam que as pressões sobre o bioma continuam a aumentar”.
“As queimadas, que são um dos impulsionadores da degradação florestal, se tornam cada vez mais intensas e ocorrem em um ritmo alarmante. Isso reforça a necessidade urgente de ações focadas no combate e controle, além de equipar os órgãos ambientais de fiscalização para que consigam monitorar de forma ágil e em tempo real as regiões sob ameaça”, acentuou Ferreira.
Mais informações e notícias sobre o tema constam na reportagem completa publicada no portal do Imazon.