Erasmo Carlos Battistella é o fundador do grupo BSBIOS. Esta empresa tem foco o desenvolvimento e produção de biocombustíveis. Sob o comando de Erasmo Carlos Battistella, a BSBIOS, representa um grande avanço no setor de energia renovável.
Segundo o empresário Erasmo Carlos Battistella, os biocombustíveis pertencem a fontes de energia renováveis. Nós os dividimos em sólido, líquido e gasoso. Os biocombustíveis sólidos incluem toras, cavacos de madeira, briquetes, pellets, serragem, palha e feno. Os biocombustíveis gasosos são o biogás (metano), o gás da madeira e o hidrogênio produzidos pela divisão do biocombustível de hidrocarboneto.
Os biocombustíveis líquidos encontraram aplicação no transporte – eles são misturados com combustíveis fósseis tradicionais – ou seja, gasolina e diesel. Eles são misturados em diferentes proporções. Os biocombustíveis líquidos incluem bioetanol, óleos vegetais e biodiesel. Nosso setor de biocombustíveis produz biocombustíveis líquidos chamados “primeira geração”, produzido a partir de milho, girassol e colza. Em outras partes do mundo, biocombustíveis líquidos de primeira geração também são produzidos a partir de soja ou óleo de palma.
Atualmente, está em andamento o desenvolvimento de tecnologias de biocombustíveis de “segunda geração”, que são produzidos a partir de celulose, resíduos agrícolas ou mesmo resíduos alimentares. A energia que obtemos com a queima do biocombustível excede em mais de duas vezes a quantidade de energia que usamos para cultivar e produzir esse combustível. Na produção do biocombustível, podemos fazer excelente aproveitamento de resíduos como ração para animais de fazenda, na produção de biodiesel, podemos também aproveitar os resíduos na forma de mistura de glicerina e álcool metílico. Na venda e compra de biocombustíveis, no entanto, a carga tributária depende em grande parte, pois os óleos vegetais são até três vezes mais caros que o diesel comum a preços mundiais. Portanto, o empresário Erasmo Carlos Battistella, destaca que é necessário que os governos invistam esforços na produção de biocombustíveis. Uma forma de garantir a seguranças das próximas gerações.