O empreendedorismo digital é uma área de negócios que tem crescido bastante nos últimos tempos. De acordo com o levantamento Negócios Digitais Brasil 2020, feito pela Startup HeroSpark, 23% dos 579 respondentes da pesquisa disseram ter começado seu negócio nesse campo há menos de três meses; outros 16% já atuam no ramo de seis meses a um ano; a maioria, no entanto (33%) já está nessa jornada a mais de dois anos.
Dentre os entrevistados pela Startup, atuantes no ambiente digital, a grande maioria é dona do próprio negócio. Alguns, no entanto, são colaboradores, e outros ocupam cargos de diretoria ou gerência. Ainda, 34% do total de ouvidos entram na categoria de Microempreendedores Individuais (MEI). Todavia, 62% também afirmaram que o negócio digital não é sua principal fonte de renda.
No que se refere ao segmento de atuação dos respondentes, 54% são “prestadores de serviços”; 34% encaixam-se na categoria “oferta de cursos online”; e outros 23% em “venda de produtos”. Era possível marcar mais de uma opção.
“Outro dado que chama bastante atenção é a profissionalização desses negócios, tendo em vista que mais da metade dos respondentes possui CNPJ e outros 37% dizem não possuir, mas pretendem executar essa tarefa ainda em 2020”, salientou o CEO da HeroSpark, Nilson Filatieri.
Já, quando questionados a respeito das principais dificuldades no ramo, os empreendedores digitais colocaram as vendas (42%) em primeiro lugar nesse ranking — atrás ficaram, respectivamente: investimentos (19%); pessoas (17%); custos de negócio (8%); produto (4%); e outro (8%).
Quanto às principais fontes de informação para colocar o negócio na ativa, 55% dos respondentes contaram que buscam informações em Cursos Digitais. O YouTube aparece logo atrás como um dos principais canais de informação (54%), seguido pelo Instagram (53%) e Facebook (37%). Os livros (36%) aparecem apenas em quinto lugar na lista das fontes — que também inclui o LinkedIn (35%), os Cursos Presenciais (31%), os Blogs (24%), os Podcasts (19%) e o Medium (4%), além da opção Outros (4%). Aqui, também era possível escolher mais de uma alternativa.
A panorama completo sobre os negócios digitais no Brasil está disponível no site da Startup HeroSpark.