Recentemente, a Empiricus compartilhou um novo vídeo estrelado pela emblemática Bettina Rudolph, que se tornou conhecida na internet após o primeiro vídeo da empresa divulgado no início do ano. Na ocasião, Bettina chamou a atenção de todos ao afirmar que em três anos havia conseguido transformar cerca de R$ 1 mil em pouco mais de R$ 1 milhão, com base nas análises e conselhos de investimento elaborados pela empresa.
Em poucos dias, o vídeo publicitário se tornou viral na internet, e foi considerado exagerado por uma parcela do público. O conteúdo do anúncio, por sua vez, resultou em uma multa para a empresa aplicada pelo Procon, enquanto a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) utilizou o caso para destacar que existem regras e normas a serem seguidas quando se trata de publicidade relacionada a finanças e ao mercado financeiro.
Apesar de a Empiricus defender que seu trabalho está dentro do setor de comunicação, através do compartilhamento de relatórios sobre o cenário financeiro e de investimentos, o que ultrapassa a ingerência da CVM, a empresa decidiu respeitas as exigências do conselho e passou a adotar uma mensagem de alerta em seus vídeos destacando que os ganhos obtidos no passado não representam uma garantia de que haverá um retorno no futuro.
Nesse vídeo mais recente, com o objetivo de realizar uma revisão da marca, Bettina destaca que foi um erro não ter detalhado que foram realizados novos aportes ao longo desse intervalo de três anos até conseguir alcançar a cifra de R$ 1 milhão. No entanto, ela também ressaltou que apesar do erro, o primeiro vídeo também teve mérito pois oferecia um curso gratuito sobre como começar a investir e lucrar com a bolsa.
Na sequência, Bettina Rudolph falou um pouco mais sobre as novidades da empresa, que incluem a sua nova estrutura de compliance, responsável por averiguar se os relatórios da Empiricus estão de acordo com as regras determinadas pelos órgãos reguladores.
Ao anunciar essa novidade, Bettina declarou que a empresa está dando passos acelerados para desenvolver o seu setor de compliance, o qual tem sido visto como referência no segmento editorial do país. Segundo ela, nenhuma outra companhia especializada em conteúdo sobre investimentos conta atualmente com um compliance tão avançado, e existem inclusive uma parcela de empresas que sequer possui um departamento como esse.
Esse novo vídeo da Empiricus é uma clara evidência de que a empresa está tentando mudar a sua relação com órgãos como a CVM, a qual chegou a ser conflitiva no início do ano. Através da evolução constante de seus processos internos, a companhia busca se aproximar dos reguladores e se tornar um modelo a ser seguido nesse quesito. Para finalizar o vídeo, Bettina Rudolph ainda enumera os feitos da empresa, que atualmente já está com mais de 350 mil assinantes, e conta com uma ampla estrutura de cerca de 300 funcionários para desenvolver suas análises sobre o mercado de capitais. Além disso, ela destacou de forma orgulhosa que a Empiricus tem sua sede na Avenida Faria Lima, no coração do maior centro financeiro do país.