O que são e-mails frios que todos sabem: são cartas enviadas para as pessoas com as quais a empresa não tinha contato antes. É claro que ninguém está aguardando essas cartas, ninguém solicitou seu recebimento e, portanto, poucos os abrirão e lerão.
Os usuários estão reprovando essa técnica de marketing – para muitos, esses e-mails são como spam. Portanto, parece estranho que ainda ocorra alguém usar essa técnica, certo? Mas, de fato, essa técnica pode trazer muitos benefícios: desde que você faça tudo certo, é claro. É claro que cartas frias não podem substituir os benefícios do marketing de entrada, mas como uma maneira adicional de estimular o crescimento a curto prazo, enquanto as campanhas de entrada estão ganhando impulso, é muito bom.
Além disso, enviar cartas para uma base fria também costuma fazer parte das estratégias do chamado marketing baseado em contas (uma abordagem de marketing B2B na qual cada empresa é considerada um mercado separado). Por exemplo, com a ajuda de cartas frias, você pode colocar estudos e “casos e notícias” relacionados ao seu nicho nas “caixas” de clientes em potencial específicos.
Apesar de todos os seus méritos, as cartas frias têm uma grande desvantagem: ao trabalhar com elas, é fácil quebrar muita lenha. Abaixo, você encontrará material que descreve como aumentar a eficiência de enviar cartas para um banco de dados frio e como evitar os erros mais comuns.
Benefícios potenciais de cartas legais – Comparada a outros métodos de influência de saída, a distribuição de cartas frias tem três vantagens significativas (elas são especialmente visíveis quando comparadas às chamadas frias):
Cartas frias “capturam” clientes em potencial onde eles passam mais tempo – no trabalho. Para muitas pessoas, o fluxo de trabalho está vinculado ao email. De fato, muitas pessoas não fecham a guia de serviços de correio por dias a fio. Para muitos chefes, o monitoramento de caixas de correio, além de participar de diferentes reuniões, é uma parte importante de seu trabalho.
A carta enviada não desaparece. Milhares de pessoas podem ver anúncios no Twitter ou no Facebook, mas aqueles que estão ocupados no momento da transmissão sentirão falta dela. As cartas aguardam pacientemente até que sejam abertas.
O método das letras frias é escalável. Você não pode fazer mais chamadas ou ter mais reuniões do que é fisicamente possível. Enquanto isso, para enviar milhares de cartas ao mesmo tempo, basta um clique. Esta é a vantagem das cartas frias e, ao mesmo tempo, a sua desvantagem.