O relacionamento entre a agência e o cliente geralmente é simples e compreensível: o cliente define a tarefa para a agência, e a agência, por sua vez, assume a responsabilidade por sua implementação. Mas o que acontece depois? E então a agência encontra um freelancer para criar soluções de design originais, inovadoras e criativas.
Porém, embora a colaboração entre uma agência e um freelancer possa criar mágica, às vezes pode ocorrer atrito. Surge a pergunta: como fazer a parceria transcorrer sem problemas?
Participar de reuniões com clientes – A tarefa de um designer freelancer é manter-se a par de todas as últimas tendências, notícias e ser criativo. A agência é responsável por ajustar as ideias do freelancer e alinhá-las às expectativas do cliente e ao que melhor se encaixa nos seus negócios. A agência deve entender melhor o público de seus clientes.
Não importa o quão criativo você gostaria de ser, lembre-se de que a agência conhece seus clientes melhor que você. Leve suas opiniões a sério e ouça suas palavras antes de iniciar o desenvolvimento.
Se você é freelancer e trabalha para uma agência, peça permissão para participar de reuniões com clientes para entender melhor seu mercado-alvo.
Insista em mantê-lo atualizado – Mencionamos acima que a agência é responsável por alinhar seus conceitos de design com as expectativas do cliente e do público-alvo.
Não importa quão brilhantes sejam suas ideias, a qualidade não importa se o design não atender às necessidades do cliente. Se a agência tiver conceitos errados sobre a base de clientes ou não informar bem suas expectativas, será difícil para você, como freelancer, realizar bem o trabalho.
Se a agência não informar o suficiente, será difícil justificar não apenas as expectativas do cliente, mas também as expectativas do público-alvo.
Exija que a agência forneça um documento detalhado descrevendo os ToR. Se algo não estiver claro para você ou parecer irreal, não tenha medo de falar sobre isso e avaliar corretamente suas expectativas antes de iniciar o projeto.
Um funcionário da agência pode ter uma ideia incompleta ou distorcida do trabalho de um designer gráfico. Por exemplo, ele pode não saber que o processo criativo não é apenas inspiração, mas também um investimento de tempo e esforço.